BEM ESTAR ANIMAL
O bem estar animal se refere a qualidade de vida de um animal onde ele tenha condições para se adaptar da melhor forma possível em um ambiente. O termo abate humanitário, é um conjunto de técnicas que garantem o bem estar do animal desde a recepção dele até a operação de sangria. O animal é recebido antes do abate, e o manejo dele é feito com o mínimo de desconforto possível para que não haja estresse para o animal, e deve ser feito sem qualquer tipo de agressão ao animal, pois pode causar reações de aflição, medo e até integridade física. O abate humanitário procura reduzir o estresse animal e o sofrimento do mesmo, sendo a normativa n°3 de 17 de janeiro de 2000 do Ministério da agricultura e do abastecimento uma tentativa de padronizar o abate, tornando-o humanitário para todos os animais de açougue e animais silvestres que tenham sido criados em cativeiro e sejam abatidos em estabelecimento que seja fiscalizado por médicos veterinários. Esta normativa abrange todo o ciclo do pré-abate, que se inicia no carregamento dos animais na fazenda de origem até no momento da sangria.
- Recepção e encaminhamento ao abate
Os estabelecimentos de abate devem dispor de instalações e equipamentos adequados para o desembarque dos animais dos veículos de transportes, sendo esta transferência do veiculo para o local de descanso, o mais rápido possível, sendo inevitável a espera, o veiculo deve permanecer em local onde as condições climáticas sejam favoráveis e de fácil ventilação. O manejo dos animais deve ser feito de maneira que reduza os riscos de ferimentos e estresse dos mesmos, sendo apenas em ultimo caso utilizado instrumentos de condução dos animais por alguns instantes. Os animais que forem para os currais, pocilgas ou apriscos devem ter acesso à água limpa e em abundancia, caso os mesmos estejam em jejum superior há 24 horas, devem ser alimentados e o período de jejum deve ser recomeçado.
- Contenção
Trata-se de um aparelho que, como o próprio nome já diz, contem o animal, sendo ele físico ou qualquer ou de outra natureza, destinado a limitar seus movimentos, possibilitando uma insensibilização eficaz. Nesta etapa do processo, o animal deve ser imediatamente conduzido ao equipamento de insensibilização.
- Atordoamento ou Insensibilização
Consiste no processo aplicado ao animal para induzi-lo rapidamente a um estado e insensibilidade, porem mantendo suas funções vitais até o momento da sangria. Sendo os mais usuais o método mecânico e elétrico.
- Abate
O abate é a morte do animal por meio da sangria, sendo esta iniciada em sequencia a insensibilização do animal, tendo como tolerância de 15 segundos para suínos e frangos e 1 minuto para bovino, provocando assim um rápido e mais completo possível escoamento do sangue, antes que o animal recupere a sensibilidade.
Equipe Ômega.
Equipe Ômega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário